Pastor Presidente

Palavra do Pastor Valmir Pereira

Não darás falso testemunho

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
Êxodo 20:16

No último domingo, após um maravilhoso culto, assisti com meu filho o jogo da Copa América, entre Brasil e Peru. A nossa seleção estava jogando pelo empate e levava o jogo tranquilamente, quando de repente, a seleção adversária fez um gol que mais tarde desclassificaria a seleção brasileira. Foi um momento delicado do jogo, mas o que mais nos chamou atenção foi a forma como o jogador Ruidiaz fez a sua alegria. Ele utilizou a mão para enganosamente marcar o tento de sua seleção. A palavra de Deus nos apresenta um mandamento – ordenança do Senhor – que exige que o homem está proibido de dar um falso testemunho. Isto é, a sua palavra deve ser sempre verdadeira, como disse o evangelista Mateus em seu relato: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”[1]. Essa é a chamada Ética Cristã, na qual o homem natural não está preocupado em obedecê-la. Nela, somos ensinados que na Bíblia está o nosso grande manual de regra de fé e prática. Esse jogador, após marcar ilegitimamente, não teve peso algum de consciência de que estava prejudicando o outro time. Sabemos que a nós cristãos, é vedada essa tranquilidade, pois o nosso Deus é zeloso[2] demais para nos permitir tais erros. Somos chamados por um Senhor que é extremamente santo e por possuir esse atributo, Ele exige santidade dos Seus filhos. O atleta do Peru tem o mesmo padrão que o apóstolo Paulo relata em Romanos 12.2a, quando diz que não podemos nos amoldar ao mundo. Esse modelo é abominável aos olhos do Senhor. É arquétipo da maldade entranhada no coração do homem sem Deus. Ele não tem parte com a verdade – é mentiroso e indigno. Já dizia o profeta Jeremias que aquele que não se converte a Deus nele não está a verdade.[3]

Portanto, aos cristãos – verdadeiros discípulos de Jesus Cristo – não está autorizado prestar nenhum testemunho falso, absolutamente nada, nem no meio da igreja e muito menos no meio secular.

Façamos então como disse o profeta Zacarias – “Eis o que devem fazer: Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais” – 8.16.

Pr. Roberto Luís Ministério Kaleo EL-Shammah

[1] Mateus 5.37 – “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".
[2] Deuteronômio 6.15a – “pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês é Deus zeloso [...]”
[3] Jeremias 9.5 – “Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem".