Cordeiro e não Coelho
João 1: 29, 35-37
Introdução:
No A.T, usavam-se animais para sacrifício, para serem ofertado a Deus, cordeiro, ovelhas, pombos...
No N.T, Jesus se fez sacrifício no lugar dos animais para nos libertar da escravidão do pecado. Ele foi como cordeiro para o matadouro e em silêncio como ovelha no nosso lugar (Is 53: 7). Ele nos comprou por alto preço, preço de sangue.
O cordeiro é Jesus. Ele é Emanuel, Deus conosco, salvador, príncipe da paz, Deus forte, pão da vida, fonte de águas, maravilhoso, conselheiro, Ele é completo, ele nunca mudou e jamais mudará (Hb 13: 8).
O coelho é um animal criado por Deus. Para os homens significa um símbolo da fertilidade. É uma logo marcar de uma revista famosa masculina chamada de Play Boy. Ele também para o mundo simboliza a páscoa. Ele simboliza a nova vida e a fecundidade. Também ele traz prosperidade e seu pé traz boa sorte.
1° Aceitação
Jesus é quem João chama de cordeiro que veio para tirar o pecado do mundo (v29).
Ele não teve aceitação, vejamos o que o profeta Isaías falou sobre Jesus (Is. 53:3).
Realmente Jesus não teve aceitação diante do povo escolhido por Deus. Não aceitaram e nem creram que Ele era o messias prometido. Nem que ele veio para tirar o pecado do mudo. Ignoraram o fato dele se o filho de Deus e achou uma blasfêmia Jesus perdoar pecados e dizer que era um com Deus. E que ele era Deus.
- Os judeus murmuraram contra Jesus (João 6: 41-42).
- Os próprios irmãos de Jesus não creram Nele (João 7:5).
Aceitação de Jesus nos dias de hoje.
Para os cristãos, Jesus é o único caminho para salvação, cremos e vivemos o relato de João 14:6 “Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.
- Temos a convicção que Jesus nos trouxe vida e vida em abundância.
- Na verdade não podemos ignorar o fato que existe muita gente na igreja que não vive essa afirmação de Jesus. Estão levando o evangelho de brincadeira.
- Já o mundo, cada dia que passa não está ligando para a mensagem de Jesus. Para muitos ele simplesmente foi um cara legal. Para outros um bom e sábio mestre. Para muitos um Jesus que ainda está pendurado na cruz. E também para uma boa parte um fanatismo religioso.
- Na verdade poucos que aceitam e crê que ele é o salvador.
O coelho
Hoje no mundo fala muito mais do coelho como símbolo da pascoa ou vida nova do que de Jesus o cordeiro que morreu e ressuscitou e que é o salvador.
A sociedade gasta uma grana para comprar coelhos de pelúcia, coelhos de chocolates, fazem decorações nos shoppings, nas escolas, em casa.
E muitos dessas pessoas não querem nem ouvir de Jesus, muito menos de sua mensagem. Mais pregam que o coelho traz sorte e prosperidade.
2° Prioridade
Os discípulos de João Batista ouvindo que Jesus era o cordeiro de Deus seguiram Jesus na mesma hora (João 1: 37).
João Fez questão de mostrar quem era Jesus para seus discípulos.
- Os discípulos entenderam que a prioridade da vida deles era Jesus Cristo.
- Veja o que Jesus disse em Mateus 10: 38 “E quem não toma sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”. Mateus 16: 24 “Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
- A prioridade do mundo na pascoa é outro sentido. É puramente comercial, financeiro.
- Muitas famílias gastam muito dinheiro ao ponto de ficarem endividadas por causa da comemoração da pascoa.
- Mais não tem essa mesma motivação de empenho para com Jesus Cristo.
- E para comemorar a pascoa com Jesus não precisamos gastar nada de dinheiro.
3° Quem pode Salvar?
O Coelho e nem essa páscoa que o mundo prega podem salvar alguém.
Jesus o cordeiro santo pode sim salvar quem ele quiser.
Lucas 2.11 “é que hoje, na Cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
Mateus 1: 21 “Ela dará à luz um filho, a quem darás o nome de Jesus; porque ele salvará seu povo dos seus pecados”.
Atos 4: 11-12 “ Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual foi colocada como pedra angular. 12E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos”.
João 3: 16-17 “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele”.
- Só Jesus pode nos mostrar o caminho, e só ele pode nos salvar.
Conclusão:
Significado da páscoa.
Em Deuteronômio cap. 16: 1 fala do mês que é para celebrar a páscoa do Senhor, porque nesse mesmo mês Deus tirou o povo do Egito. Páscoa significa libertação do povo de Deus da escravidão do Egito. E hoje nós celebramos a nova vida em Cristo Jesus. E nos faz lembrar da sua ressurreição dentre os mortos.
- A Páscoa é uma festa cristã. Fala da morte e ressurreição de Jesus, o nosso salvador. É o brado de vitória sobre a morte.
Por: Pr. Francisco Anastácio